Lula diz que recebeu carta de Milei: 'ainda não li'
Esse seria segundo documento do presidente argentino depois de ataques ao brasileiro

Nesta terça-feira (23), o presidente Lula revelou que recebeu uma segunda carta do mandatário argentino Javier Milei. Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, ele disse que ainda não teve tempo de ler o documento.
"Não sei o que ele está dizendo na carta", disse, em resposta a um jornalista. "A única coisa que posso adiantar é que, depois de ler, tenho interesse de que a imprensa saiba o que o presidente da Argentina quer conversar com o Brasil", afirmou.
A carta em questão teria sido entregue ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, na semana passada, durante visita da ministra das Relações Exteriores do país vizinho, Diana Mondino. O tom seria de apaziguamento dos ânimos, depois que Milei fez insultos a Lula.
📋 Leia também: Google proibirá publicidade política para as eleições municipais 2024
A imprensa argentina destaca que a carta seria um pedido de encontro entre os presidentes em algum fórum mútuo, como o G20, que inclui as duas potências da América do Sul. Neste ano, o encontro anual será realizado no Rio de Janeiro, em novembro.
O Brasil é o principal parceiro econômico da Argentina na América Latina. No último relatório emitido pela Casa Rosada, junto de China e Estados Unidos, os produtos brasileiros somavam quase 35% de tudo que chegou ao país.
Milei insultou Lula
Em novembro do ano passado, ainda na disputa pela presidência da Argentina, o libertário argentino chamou Lula de "comunista" e de "corrupto". O então candidato ainda afirmou que, se fosse eleito, não teria encontros com o petista.
"Não vou fazer negócios com nenhum comunista. Eu sou um defensor da liberdade, da paz e da democracia. Os comunistas não entram aí. Os chineses não entram aí. Putin não entra aí. Lula, digamos, não entra aí", disse.
Depois do pleito, o político tentou distender as relações, convidando o brasileiro para a posse, que não aceitou o chamado e enviou o ministro das Relações Exteriores para representá-lo. Em contrapartida, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido em Buenos Aires como chefe de estado.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump