Galípolo discute situação do Banco Master com BTG, Bradesco, Itaú e Santander
O presidente do FGC também participa de reunião com o Banco Central neste sábado (5).

O presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, convocou os principais bancos privados do país para uma reunião sobre a situação do Banco Master e a venda de seus ativos.
A reunião ocorre neste sábado (5) e conta com os presidentes de quatro bancos listados na B3:
- Bradesco (BBDC4): Marcelo Noronha;
- Santander Brasil (SANB11): Mario Leão;
- Itaú (ITUB4): Milton Maluhy;
- BTG Pactual (BPAC11): André Esteves.
O presidente do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), Daniel Ferreira Lima, e o diretor de Política Monetária do BC, Nilton David, também participam do encontro.
A reunião ocorre diante do receio de que a venda do Banco Master traga impactos significativos para o FGC, fundo abastecido pelo sistema financeiro para socorrer investidores e clientes de bancos que demonstram problemas financeiros.
📉 Uma eventual quebra do Banco Master poderia consumir cerca de 42% da liquidez do FGC. É que o banco tinha R$ 45,6 bilhões em depósitos a prazo em junho de 2024, último dado disponível no BC. Era a 11ª maior carteira do país.
Boa parte desses depósitos se refere a CDBs (Certificados de Depósito Bancário), que vinham sendo vendidos pela instituição com taxas de retorno bem superiores às dos demais bancos, chegando a 140% do CDI.
Além disso, há preocupação com o que vai acontecer com os ativos do Master que não entraram no negócio com o BRB (BSLI4).
BRB vai comprar 58% do Master
💰 Conforme anunciado há cerca de uma semana, o BRB fechou um acordo para comprar 58% do capital social do Banco Master, por cerca de R$ 2 bilhões. O negócio, no entanto, não inclui alguns ativos considerados problemáticos, como precatórios.
Apesar dos rumores de que o BTG Pactual estaria interessado nesses ativos, o banco de André Esteves disse, mais de uma vez, que não fez nenhuma oferta ao Master.
Em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nesta sexta-feira (4), o BTG reforçou que "nunca fez due diligence nos ativos" e "nunca fez proposta para aquisição de ativos ou de participação no capital social do Banco Master".
André Esteves, contudo, já havia se reunido com Galípolo nessa semana. O presidente do BC também já conversou com os presidentes do Banco Master e do BRB, Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa, respectivamente.
A compra do Banco Master pelo BRB depende de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Banco Central. O BC tem um prazo de 360 dias para se posicionar sobre o assunto, contados a partir do recebimento do pedido de compra, o que aconteceu em 28 de março.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda

CDBs do Banco Master rendem acima de 20% ao ano no mercado secundário de renda fixa
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

LCAs e LCIs ainda valem a pena? Saiba quanto paga em julho a renda fixa isenta
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.

Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda