Lula melhora aprovação em setembro, enquanto rejeição cai, mostra Datafolha

Cerca de 33% dos entrevistados disseram que o governo Lula era ótimo e bom, acima dos 29% na pesquisa anterior.

Author
Publicado em 11/09/2025 às 20:33h - Atualizado 39 minutos atrás Publicado em 11/09/2025 às 20:33h Atualizado 39 minutos atrás por Lucas Simões
Melhora na avaliação de Lula chegou a minar o Ibovespa no fim do pregão (Imagem: Shutterstock)
Melhora na avaliação de Lula chegou a minar o Ibovespa no fim do pregão (Imagem: Shutterstock)
Um dos principais motivos que derrubou o bom humor dos investidores nos instantes finais do pregão nesta quinta-feira (11), fazendo o Ibovespa ceder do recorde de 144 mil pontos aos atuais 143 mil pontos, foi a melhora na aprovação do governo Lula.
Isso porque uma pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 8 e 9 de setembro de 2025 mostra que 33% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, acima dos 29% que haviam sido reportados no levantamento anterior, feito em julho.
Além disso, a rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em 38% neste início de setembro, abaixo do patamar de 40% que considerava a gestão do petista ruim ou péssima em julho.
Esses números foram o suficiente para que os investidores na bolsa de valores brasileira recalculassem rota ao tentarem se antecipar ao desfecho da corrida à Presidência da República nas eleições de 2026.

Lula X Bolsonaro

Vale mencionar que, no mesmo dia em que o mais recente levantamento do Datafolha foi divulgado, ocorreu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com pena de 27 anos e três meses de prisão, por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes, por deliberação da maioria dos ministros que formam a Primeira Turma do Suprema Tribunal Federal (STF).
Ao mesmo tempo, Lula exibe uma avaliação melhor que Bolsonaro no mesmo período do mandato, com mais eleitores avaliando o governo do petista como ótimo e bom (33% para Lula e 21% para Bolsonaro) e menos como ruim e péssimo (28% para Lula e 53% para Bolsonaro).
O Datafolha pontua que 28% são os que responderam em setembro que o governo Lula é regular, abaixo do índice de 29% apurado no levantamento em julho. Entre os que não souberam responder, o índice é de 2% agora, ante 1% há dois meses.
Segundo o instituto responsável, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.005 pessoas em 113 municípios brasileiros.
Conforme o Datafolha, 48% dos entrevistados aprovam o governo Lula e 48% desaprovam. Na pesquisa anterior, eram 50% que desaprovavam e 46% que aprovavam o trabalho do presidente.